A violência política veio para ficar
O Politikus debatendo a violência política


Editorial
A violência que estamos vivenciando na política no Brasil de hoje tem uma conectividade com o crescimento da extrema direita no mundo e também em nosso próprio país. Lógico que já tivemos momentos violentos em nosso estado republicano, mas hoje essa violência é mais rápida, eficiente e agressiva.
Tivemos no passado alguns casos de violência mas era algo isolado, hoje é corriqueiro, virou regra, não excessão, onde esse "modelo" nasceu? Nasceu nas eleições de Dilma e em seu processo de saída do governo, e principalmente na eleição que colocou no poder Jair Bolsonaro em 2018, foi onde a sociedade aceitou de forma tão ampla a truculência ao invés do debate, a agressão, verbal ou até mesmo física ao invés do embate político de ideias? Sim, esse tipo de política nasceu e está hoje encravada na nossa política, em nossos encontros familiares, nas escolas, nas academias. Infelizmente, faz parte da gente.
Vamos ser responsáveis nas próximas eleições por colocar ou não políticos que estão preocupados com suas redes socias, não com questões sociais, que estão nas assembleias, nas prefeituras, no senado para como se diz, lacrar para seus seguidores que vão votar naqueles que forem mais agressivos, virulentos, preconceituosos, machistas, ou seja, o que for mais abjeto se elege. Fim dos tempos? não, apenas o brasileiro votando em quem não vai fazer politicas públicas para quem precisar, mas vai dá likes para sua turma.